quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DIGA NÃO AO ÁLCOOL NAS ESTRADAS!


Combinação álcool e direção aumenta número de mortes de homens durante o fim de ano

Foto: Divulgação (iMAGEM DE UM ACIDENTE COM UM CARRO TOTALMENTE DESTRUÍDO AO LADO DE UMA VIATURA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA)
Durante as festas de fim de ano, cresce assustadoramente o número de mortes de homens com idades entre 15 e 34 anos, vítimas de acidentes de carro, homicídios e agressões. Só para se ter uma ideia, em 2010, cerca de 35 mil homens nessa faixa etária perderam a vida contra oito mil mortes de mulheres. A mortalidade masculina chega a 80% dos casos. Para o coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, as causas estão relacionas ao consumo de bebida alcoólica e a direção de veículos.
Além disso, Chakora lembra que os homens costumam reagir de forma mais agressiva a situações de conflito: ”Por natureza os homens eles têm uma resposta a situações de violência seja como autor, ou seja, como vítima da violência. Geralmente, os homens eles se machucam muito, uns aos outros, se ferem, se matam e na questão da violência doméstica geralmente eles são os perpetuadores da violência, comentem geralmente violência doméstica e sexual contra suas parceiras e contra seus familiares. Então, o que a gente está buscando de fato é que os homens de preferência possam ou não beber, ou se beber moderadamente, beber num ambiente tranquilo, seguro pacífico e que isso possa resultar em exatamente momentos de alegria e não de tristeza”, explica.
Para que as festas de fim de ano sejam celebradas sem terminar em tragédia, o coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, reforça o alerta de jamais beber se for dirigir. ”Desfrutem, curtam o melhor da vida, aproveitem toda saúde para confraternizar com seus semelhantes, com as suas famílias, com seus amigos, mas de maneira consciente, lúcida, que bebam moderadamente para poder de fato celebrar. De maneira alguma se for dirigir, não beba, não passe pela tentação de achar que você pode fazer qualquer coisa”, reforça.
Vários estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças graves e crônicas e morrem mais cedo do que as mulheres. Para isso, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde do Homem. O objetivo é garantir e qualificar a atenção à saúde do homem prevenindo agravos.
  • Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde  http://www.blog.saude.gov.br/combinacao-alcool-e-direcao-aumenta-o-numero-de-mortes-de-homens-durante-festas-de-fim-de-ano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário