quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PREVENÇÃO DO GLAUCOMA


Glaucoma, principal causa de cegueira irreversível

O mês de dezembro é voltado ao deficiente visual. O período é dedicado a despertar solidariedade com os portadores de deficiência visual, vale também como um alerta sobre a principal causa de cegueira irreversível, o glaucoma. Trata-se de uma patologia com a qual convivem mais de 65 milhões de pessoas no mundo e da qual não há como livrar-se. Contudo, é possível ter uma vida normal com glaucoma, desde que o tratamento seja feito com atenção e respeito à gravidade que o não cumprimento das orientações médicas pode acarretar para a vida toda de um glaucomatoso.
A OMS prevê que em 2020 irão existir 80 milhões de portadores de glaucoma. Estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indicam que, atualmente, existe, no Brasil, pelo menos um milhão de portadores de glaucoma, dos quais mais da metade (635 mil) desconhecem possuir o problema.
A prevenção é um fator muito importante para que o portador desta patologia crônica, gradual e assintomática, livre-se do desenvolvimento de uma condição de cegueira irreversível em consequência do desconhecimento. O glaucoma é resultado de dano no nervo óptico determinado, na maioria dos casos, pela pressão intraocular inadequada, descreve a chefe do departamento de glaucoma do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Luciana Malta de Alencar.
Prevenção
“Não há sintomas na fase inicial do glaucoma, razão pela qual é chamada de doença traiçoeira”, diz a médica ao explicar que o exame de prevenção é feito de forma simples, por meio de consulta a um oftalmologista. Ela aconselha que exames oculares de rotina sejam realizados pelo menos uma vez por ano, porque muitas pessoas só desconfiam de que há algo errado com seus olhos quando percebem a perda da visão periférica, fenômeno que só se manifesta com o glaucoma em estado avançado.
“Algumas vezes, quando o portador alcança este estágio, o tratamento existente não tem eficácia”, frisa. A prevenção é importante, porque o glaucoma só mostra seus primeiros sinais depois que já está instalado e de forma irreversível uma perda de 40% a 50% da estrutura do nervo óptico, o que leva a diminuição do campo de visão periférica ainda de modo quase imperceptível para seu portador.
Causas
Há fatores genéticos que predispõe ao surgimento do glaucoma e também condições como raça e idade, as quais são avaliadas em uma investigação sobre risco. Pessoas que tenham familiares com glaucoma devem preocupar-se em frequentar o oftalmologista para avaliações regulares, aconselha Luciana Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário