quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SAÚDE MENTAL - Edição impressa dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental


Revista sobre saúde mental ganha edição impressa (Informe ENSP) 

A revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental (CBSM) acaba de ganhar sua primeira edição impressa. Com o tema Movimentos sociais e saúde mental, a publicação, antes disponível apenas on-line, recebeu formatação especial para sua primeira edição impressa. Além disso, outro diferencial destaca-se neste número temático: a edição é do Laboratório de Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), coordenado pelo pesquisador da ENSP Paulo Amarante. O volume 4, número 8 apresenta 18 artigos, tanto na edição impressa como na versão on-line. Dois artigos são assinados pelo coordenador do Laps.


Com temas diversos, da crise mundial a práticas inovadoras de saúde mental na atenção básica, a publicação mudou um pouco seu processo de formatação para a impressão gráfica. Segundo os editores da revista, “optamos por manter a formatação dada à impressão gráfica, modificando o padrão de formatação da edição on-line. Essa decisão foi tomada para evitar confusões em casos de citações, pois a reformatação criaria paginações diferentes com números de páginas não correspondentes entre as duas edições”.

"Os movimentos sociais na reforma psiquiátrica" e "Da diversidade da loucura à identidade da cultura: o movimento social cultural no campo da reforma psiquiátrica" são os artigos assinados por Paulo Amarante, em parceria com pesquisadores de outras instituições. O primeiro focaliza a emergência dos movimentos sociais na reforma psiquiátrica, um fato novo na história da psiquiatria contemporânea brasileira.

O segundo artigo reflete sobre o processo de construção de práticas e políticas culturais no campo da saúde mental, considerado como um campo artístico-cultural, que surge no âmbito do campo da atenção psicossocial e que tende à autonomia, isto é, que tende a se tornar um movimento social e cultural no sentido de contribuir para a transformação do imaginário social sobre a loucura.

Sobre o CBSM

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental é uma publicação interdisciplinar semestral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organizada pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde do Departamento de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde, em colaboração com a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme)
.
FONTE - ENSP - http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31722

Nenhum comentário:

Postar um comentário