quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tecnologia para reduzir a mortalidade neonatal em Minas


FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG
UFMG e Secretaria Estadual de Saúde firmam convênio em projeto de telemonitoramento pioneiro no Brasil
Na foto, professores Cláudio de Souza, Rocksane Norton e Tarcizo Nunes, acompanhados de Maurício Rodrigues Botelho, na sala de telemonitoramento. Crédito: Henrique Chendes - SES-MG
Com o objetivo de reduzir a mortalidade de bebês com até seis dias de vida, período que concentra a maior parte dos óbitos, a UFMG e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) lançaram hoje, em parceria, um serviço de Telemonitorameto de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Cuidados Progressivos Neonatais.
A tecnologia, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes), vai permitir que profissionais das UTIs de cidades do interior de Minas Gerais entrem em contato com profissionais da saúde e especialistas em um núcleo remoto, utilizando o suporte de teleconsultoria e webconferência.
De acordo com a professora Maria do Carmo Barros de Melo, coordenadora do projeto pela Faculdade de Medicina da UFMG, a Central de Telemonitoramento de UTI Neonatal está em funcionamento desde o dia 3 de dezembro, com plantonistas neonatologistas, intensivistas e enfermeiros para dar apoio assistencial às UTIs neonatais em Minas Gerais. “Por enquanto, quatro UTIs neonatais estão sendo telemonitoradas, nos municípios de Montes Claros, Diamantina e Janaúba, e o projeto deve ser expandido no futuro”, conta. Ao todo 40 leitos de UTI destas instituições terão acesso ao serviço.
Para Rocksane de Carvalho Norton, vice-reitora da UFMG, o envolvimento da Universidade no projeto mostra a capacidade de expansão do conhecimento, promovendo melhorias para a saúde da comunidade. “A UFMG está presente desde o desenvolvimento e aplicação da tecnologia até a disponibilização de profissionais. É mais um exemplo de parceria frutífera entre a Universidade e estado”, contou, lembrando o sucesso da cooperação entre o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) e a SES-MG com o Programa Estadual de Triagem Neonatal, que permite a realização da triagem em todos os municípios de Minas Gerais.
Acompanhamento remoto
Com o serviço, plantonistas estarão disponíveis, inicialmente, de 7h às 19h, diariamente. De acordo com o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maurício Rodrigues Botelho, a intenção é que, no futuro, a disponibilidade de profissionais seja de 24 horas por dia. Na Central de Telemonitoramento, pediatras intensivistas e neonatologistas, e especialistas nas áreas de cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, cirurgia, neurologia e genética, atuarão como consultores, garantindo uma segunda opinião para os procedimentos e buscando solucionar a falta de recursos humanos capacitados e isolamento dos profissionais de saúde nas áreas remotas.

Como resultados esperados, além da redução da mortalidade neonatal, com o acesso a essas intervenções nas primeiras horas de vida do recém-nascido, estão a facilitação de diagnóstico precoce e redução de seqüelas de doenças, redução e qualificação de encaminhamentos dos pacientes, resultando em melhoria da resolutividade nos níveis secundários e terciários de atenção, capacitação e apoio de profissionais de saúde no interior do estado e redução dos custos do sistema público de saúde.
Recursos e Expansão
O estado investirá R$ 2,5 milhões para implantar o projeto. Porém, estudos da UFMG e a SES-MG estimam a incorporação de novas tecnologias, o que deverá ampliar os valores. A SES-MG prevê que, em 2013, o projeto seja estendido a outras instituições, somando 100 leitos. As novas unidades receberão apoio técnico da equipe da central de telemonitoramento para organização e implantação do serviço.

Lançamento
O projeto foi lançado na manhã de hoje, 18 de dezembro, na Central de Telemonitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, na rua Guajajaras, com a presença do subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maurício Rodrigues Botelho, representando o Secretário de Estado Antônio Jorge de Souza Marques, e os professores Rocksane de Carvalho Norton, vice-reitora da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria do Carmo Barros de Melo, coordenadora do projeto pela Faculdade, e Cláudio de Souza, coordenador do centro de Tecnologia em saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.

(com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais)
Tags - prevenção, medicina neonatal, mortalidade neonatal, tecnologias em medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário