quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ALZHEIMER/PESQUISAS- A reversão de danos aos neurônios será possível?

Certos danos associados ao Alzheimer serão reversíveis

Os danos nos neurônios granulares, associados à doença de Alzheimer, são reversíveis, indica um estudo sobre ratos com a doença, realizado em Espanha e publicado na revista Molecular Psychiatry.

O estudo mostra que a combinação de exercício físico, estimulação cognitiva e interação social pode reverter a deterioração nos neurônios  voltando estes à sua estrutura original, informou numa nota o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior organismo público de investigação em Espanha.
Embora se desconheça se é uma causa ou uma consequência do Alzheimer, a doença está associada, entre outros fatores, à alteração dos neurônios granulares do hipocampo, relacionados com a aquisição de novas memórias.
A investigação utilizou ratos transgênicos  que recuperaram a estrutura e conetividade dos seus neurônios granulares, depois de terem sido submetidos aos referidos estímulos.
O estudo demonstrou "a reversibilidade das alterações celulares associadas à doença de Alzheimer naqueles neurônios , segundo Maria Llorens-Martín, do Centro de Biologia Molecular (centro misto do CSIC e da Universidade Autônoma de Madrid), citada pela agência noticiosa EFE.
Fonte http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3051546&seccao=Sa%FAde

LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

ALZHEIMER NÃO É UMA PIADA,mas pode ser poesia de vida http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/06/alzheimer-nao-e-uma-piada-mas-pode-ser.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário