segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PESSOASCDEFICIÊNCIA/Olinda tem Camarote da Acessibilidade

Carnaval de Olinda tem camarote para pessoas com deficiência

(IMAGEM - foto colorida com o camarote com cores alegres, amarelo em uma faixa com a frase: camarote da acessibilidade - inclusão se faz com decisão)
Adriana Maria da Silva, 32 anos, é deficiente visual desde os 24. Sempre considerou o Carnaval emocionante, uma festa para se liberar e se divertir. Este ano, acompanha a decoração de Olinda, as fantasias que passam pela Praça do Carmo e as brincadeiras que estão sendo feitas com a ajuda da descrição de um profissional do camarote da acessibilidade. Ela é uma das pessoas com necessidades especiais que usufruem desse equipamento instalado pela secretaria de Justiça e Direitos humanos, do governo de Pernambuco.

A áudio-descrição é a forma como nós conhecemos o que está acontecendo a nossa volta. O áudio-descritor tem de contar tudo, com riqueza de detalhes”, explica Adriana, com o fone em um ouvido e com o outro prestando atenção à entrevista. A situação dela é semelhante à de Geziel Bezerra, que necessita de uma cadeira de rodas para se locomover. “Em época de Carnaval, as dificuldades são maiores, porque as pessoas ficam mais distraídas com as que têm necessidades especiais”, explica.
A iniciativa do camarote da acessibilidade está no seu segundo Carnaval, em Olinda. Também é criado um espaço semelhante no Galo da Madrugada e em outros eventos populares, como o São João, em Caruaru, e o espetáculo da Paixão de Cristo. O secretário executivo de Direitos Humanos, Paulo Moraes, explica que o objetivo é tornar popular o acesso às pessoas com algum tipo de dificuldade. “Nós oferecemos um espaço privilegiado, para eles acompanharem a festa e com isso mostramos que é possível se criar uma cultura de acessibilidade”, argumenta.
O camarote oferece uma grande rampa, que não é íngreme e possui corrimão, para os cadeirantes, possui profissionais especialistas em descrição por linguagem de sinais e serviço de áudio-descrição. Com o espaço, resolveram uma questão pendente na vida de Manuela Dantas, 34 anos, que desde 32 é obrigada a usar cadeiras de rodas para se locomover. “Quando eu sofri meu acidente, pensei no Carnaval que gostava tanto”, recorda. “Com esse espaço, me diverti vendo as fantasias e as brincadeiras”.
FONTE - http://diversao.terra.com.br/carnaval/recife-olinda/carnaval-de-olinda-tem-camarote-especial-para-pessoas-com-deficiencia,e2a8d392d65cc310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário