terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA/LIBRAS - Três brasileiros recebem Prêmio da Onu por tradutor de LIBRAS

Tradutor de frases para linguagem gestual rende prêmio da ONU a brasileiros


Hugo, a personagem animada do Hand Talk (Foto: Divulgação)
*(imagem foto colorida uma mão segura o Hand Talk que é chamado de HUGO, a personagem animada que aparecerá na tela do aparelho)

Produzido por três alagoanos que enxergaram a possibilidade de traduzir textos e fala em língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o app para smartphones Hand Talk ganhou o título de "melhor aplicativo" no WSA-Mobile. O evento, organizado pela ONU, é considerado o maior e mais importante do setor. O aplicativo chegará ao mercado em agosto, de graça.

O objetivo do “Hand Talk” é promover a inclusão de portadores de deficiência auditiva, traduzindo em tempo real mensagens de texto, áudio (voz) e em imagens.  É possível, por exemplo, captar o som de uma aula ou palestra, ou fotografar uma revista, jornal ou placa e visualizar a tradução em LIBRAS na mesma hora, pelo smartphone. A linguagem é apresentada por meio de um simpático boneco em 3D, apelidado de "Hugo".
Os sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz viajaram para Abu Dabi, nos Emirados Árabes, para participar do WSA-Mobile. O aplicativo que eles desenvolveram concorreu com outros quatro projetos finalistas na categoria Inclusão Social. Antes dessa etapa, disputaram contra outros 499 apps nesta categoria.
"Já era uma vitória poder participar desse evento, toda equipe sabe de sua importância, afinal, trata-se do ‘Oscar dos Aplicativos Móveis’. Estamos muito felizes em saber que o nosso projeto foi considerado por todos os jurados o melhor do mundo, isso nos deixa com mais ânimo para trabalhar", disse o diretor de tecnologia da Hand Talk, Carlos Wanderlan, em entrevista ao Portal EBC.
Além dos dispositivos móveis, os criadores pretendem disponibilizar o “Hand Talk” em várias outras plataformas, como em totens em locais públicos e até mesmo nos canais de televisão, em uma forma semelhante às legendas ocultas, conhecidas como CLOSED CAPTION.
FONTE - http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/tradutor-de-frases-para-linguagem-gestual-rende-premio-da-onu-brasileiros.html

Um comentário:

  1. Eu queroooo onde esta compra ?

    Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o app para smartphones Hand Talk

    ResponderExcluir