sábado, 9 de março de 2013

AUDIODESCRIÇÃO/CEGOS - Filme ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA é audiodescrito em PE

Era uma vez eu, Verônica será exibido com audiodescrição
Era uma vez eu, Verônica é o primeiro filme pernambucano com áudio-descrição. Foto: Imovision/ Divulgação.
*(Imagem - foto colorida de divulgação do filme, com uma mulher jovem que repousa a cabeça em um travesseiro sobre as pernas de um homem mais velho que lê um livro)
O Cinema São Luiz vai exibir a produção Era uma vez eu, Verônica, do diretor Marcelo Gomes, com o recurso de tradução visual conhecido como audiodescrição. A sessão será nesta segunda-feira, às 19h30, a entrada é gratuita. 

A audiodescrição, iniciada nos Estados unidos na década de 80, é um recurso assistivo que traduz em palavras os eventos visuais em filmes, em peças teatrais e em outros tipos de apresentação cultural, de modo a dar acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência visual, intelectual ou outras.

Era uma vez eu, Verônica é o primeiro longa-metragem pernambucano com audiodescrição. De acordo com o Professor de audiodescrição da Curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. Francisco Lima, a iniciativa já abre caminho para outras produções. "Ter um filme pernambucano com audiodescrição nos cinemas de Recife pode ser um pequeno passo para a inclusão das centenas de milhares de pessoas com deficiência visual, em nosso Estado, mas é, certamente, um passo gigante contra a exclusão comunicacional que impera no circuito fílmico comercial."

Sinopse oficial:

Era uma vez eu, Verônica revela as reflexões de Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, passando por um momento de incertezas. Ela questiona não só suas escolhas profissionais, como suas relações mais íntimas e até mesmo sua capacidade de lidar com a vida.
FONTE - http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/03/08/internas_viver,427463/era-uma-vez-eu-veronica-sera-exibido-com-audiodescricao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário