terça-feira, 7 de maio de 2013

AUTISMO/PREVENÇÃO(?) - O Ácido Fólico diminui o risco de Autismo?

Ácido fólico e autismo
Desdobramento inesperado de uma velha política de saúde pública para gestantes: a ingestão de ácido fólico diminui o risco de autismo. Cássio Leite Vieira comenta estudo sobre o tema na CH 302.
Ácido fólico e autismo
O ácido fólico ou vitamina B9, encontrado em verduras como brócolis, é importante para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. (imagens originais: Wikimedia Commons) Imagem com representação de uma estrutura molecular ligando duas imagens de brócolis.
O ácido fólico é dado a mulheres que pretendem engravidar e para aquelas que estão no início da gravidez. O objetivo é evitar problemas de má-formação no feto – os chamados defeitos do tubo neural, como espinha bífida (dividida). Daí, essa substância, que é uma vitamina do complexo B, ser prescrita – inclusive no Brasil – para grávidas ou para as que querem engravidar.
Mas será que o ácido fólico teria alguma ação contra o autismo e quadros relacionados, como a síndrome de Asperger, classificada como um autismo ‘leve’?
A equipe de Pal Surén, do Instituto de Saúde Pública da Noruega, analisou dados de aproximadamente 85 mil crianças daquele país que nasceram entre 2002 e 2008. Quando a análise terminou (março do ano passado), essas crianças tinham entre dois e 10 anos de idade. Os pesquisadores centraram a atenção em mulheres que haviam tomado o suplemento entre um mês antes e dois meses depois do início da gravidez.
Das 85 mil crianças, 270 delas (0,32%) foram diagnosticadas com algum quadro ligado ao espectro do autismo: 114 com autismo; 56 com Asperger e 100 com desordens pervasivas do desenvolvimento não específicas.
Feitos os ajustes relativos a nível educacional, ano de nascimento, número de filhos nascidos vivos, a conclusão foi a seguinte: mães que tomaram ácido fólico apresentaram 40% a menos de risco de ter um filho com autismo. 
Importante: 1) não foi achada relação do suplemento nem com a síndrome de Asperger, nem com outros quadros do espectro do autismo; 2) a ingestão de ácido fólico no meio da gravidez – ou seja, depois do 3º mês – não pareceu diminuir os riscos de autismo.

Os resultados, como se nota pelo comentário que acompanha o artigo publicado no The Journal of the American Medical Association, devem ainda ser confirmados. “O potencial [do ácido fólico] como suplemento nutricional é animador e deveria ser confirmado em outras populações.”
LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG  INFOATIVO.DEFNET SOBRE AUTISMOS - 

ASPERGER, UMA SÍNDROME DE MENTES BRILHANTES OU NÃO? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/11/asperger-uma-sindrome-de-mentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário