quarta-feira, 29 de maio de 2013

SURDOS/TECNOLOGIAS - Procuram-se voluntários para testa aplicativo para comunicação por telefone

Em PE, projeto testa software para surdos que converte SMS em voz

Edital lançado nesta terça (28) busca 621 voluntários para avaliar programa.
Aplicativo permite que deficiente auditivo possa se comunicar por telefone.

Software transforma mensagem de texto do surdo em voz, para comunicação ao telefone (Foto: Divulgação)
*(imagem de divulgação - um teclado com uma imagem escrito SOFTEX  Recife, com um campo aberto escrito acima Conectado ao Serviço Fone Fácil)

Um projeto está convocando 621 voluntários para testar um software que transforma mensagens de texto em voz e vice-versa, para que surdos possam se comunicar por telefone. Os interessados em participar deverão preencher os requisitos no edital, disponível neste link ( . O material, lançado nesta terça-feira (28), faz parte do projeto Nambiquara Audição Digital, desenvolvido pelo governo do estado

"O programa tem um prazo de dois anos para conseguir os voluntários, para que a gente possa ajustar todos os defeitos do sistema, que já é usado experimentalmente por 50 surdos há mais de três anos, e assim o sistema poder ser lançado comercialmente", explicou o gestor de inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Alexandre Stamford.
O governo investiu R$ 320 mil para o desenvolvimento do software. Os selecionados irão receber um aparelho smartphone com o sistema implantado com tradutor de voz. Como o software permite que até 3 mil usuários participem simultaneamente, outros 2.379 deficientes auditivos que possuam aparelho compatível com o sistema operacional Android 2.2 ou superior também poderão participar do projeto, além dos 621 voluntários.
"O programa direciona ao um servidor, que recebe o texto do surdo e transforma a mensagem em voz", explicou Stamford. A pessoa do outro lado da linha responde e o sistema converte a voz dela em mensagem de texto, para que o surdo possa entender.
O gestor da  Secretaria de Ciência e Tecnologiaavalia acredita que, pelos teste anteriores realizados pelos deficientes auditivos, o principal desafio do sistema é a transformação fiel da voz em mensagem de texto. "O problema é calibrar o tradutor de voz para texto, pois cada um tem uma maneira de falar; há pessoas que possuem voz fina, outras têm voz grossa, e isso dificulta no reconhecimento de padrões", argumentou.
A entrega dos documentos dos interessados em participar do projeto deve ser feita até 15 dias úteis depois do lançamento do edital, à Comissão Especial de Seleção e Credenciamento, na Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, na Rua João Ivo da Silva nº 342, Madalena, Zona Oeste do Recife,  das 9h às 17h. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário