quinta-feira, 6 de junho de 2013

SAÚDE MENTAL/MANICÔMIOS - Livro refaz a história do Hospício de Barbacena e sua crueldade

'Holocausto Brasileiro' resgata história de 60 mil mortos em hospício mineiro

Pacientes protegiam sua gravidez passando fezes sobre a barriga, diz autora
*(imagem promocional do livro Holocausto Brasileiro, com foto de época, com homens semelhantes aos que estão em imagens de campos de concentração nazistas, dos internos do hospício de Barbacena MG)

O hospício conhecido por Colônia, em Barbacena (MG), foi palco de uma das maiores atrocidades contra a humanidade no Brasil. Lá, com a conivência de médicos e funcionários, o Estado violou, matou e mutilou dezenas de milhares de internos.
Epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, tímidos e meninas que engravidaram antes do casamento engrossavam o número de "pacientes". Aproximadamente 70% deles não tinham doença mental.
No hospício, perdiam seus nomes e suas roupas. Viviam nus, comiam ratos, bebiam água do esgoto, dormiam ao relento, eram espancados. Nas noites geladas, cobertos por trapos, morriam pelo frio, pela fome ou pela doença. Em alguns períodos, 16 pessoas morriam por dia nesse manicômio.
Os cadáveres eram vendidos para faculdades de medicina. Quando não havia comprador, os corpos eram banhados em ácido no pátio, diante dos internos.
Em "Holocausto Brasileiro: Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes no Maior Hospício do Brasil ", a jornalista Daniela Arbex conta a história entre os muros da Colônia para evitar que atrocidades assim voltem a acontecer. Abaixo, veja o vídeo de divulgação do livro
"Holocausto Brasileiro"
Autor: Daniela Arbex
Editora: Geração Editorial
Páginas: 272
Quanto: R$ 33,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
LEIA TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

RETORNAR À CASA VERDE, RETROCEDER E INSTITUCIONALIZAR A LOUCURA? OU SOMOS “TODOS” LOUCOS? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2013/05/retornar-casa-verde-retroceder-e.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário