domingo, 2 de junho de 2013

SAÚDE MENTAL/NOVAS TECNOLOGIAS - Criação de avatares pode ajudar com alucinações auditivas na esquizofrenia?

Sistema de avatar pode ajudar esquizofrênicos a controlar vozes

Fase de testes mostrou melhora nos casos de esquizofrenia Foto: Getty Images

(imagem da matéria - uma figura de homem como nos desenhos animados, que pode ser utilizado com o duplo e o avatar de uma pessoa com quadro de esquizofrenia, Getty imagens)
Um sistema de avatar que pode ajudar esquizofrênicos a controlar vozes dentro da mente está sendo desenvolvido por pesquisadores britânicos. Como parte do tratamento, os pacientes criam um avatar, escolhendo um rosto e uma voz para a pessoa, ou pessoas, que eles acreditam estar dentro de suas cabeças. As informações são do Daily Mail. 
A ideia é que terapeutas encorajem os pacientes a se opor ao avatar, o que aumenta a confiança em lidar com as alucinações. Segundo pesquisadores da University College London, a terapia baseada em computador poderia fornecer "rápida e eficaz" para a gestão da doença e é muito mais eficiente do que os atuais tratamentos médicos disponíveis.
O sistema também pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos episódios de esquizofrenia em casos futuros. Em testes iniciais, 16 pacientes receberam até sete sessões de 30 minutos de terapia. A equipe de pesquisadores descobriu que todos os tratados relataram melhora na frequência e severidade das vozes ouvidas. 
Julian Leff, professor University College London e um dos desenvolvedores da pesquisa, disse: “mesmo que os pacientes interajam com o avatar como se fosse uma pessoa real, porque eles o criaram, sabem que não podem prejudicá-los, ao contrário das vozes, que muitas vezes fazem ameaças".
LEIA TAMBÉM SOBRE SAÚDE MENTAL NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

OS NOSSOS CÃES desCOLORIDOS - Nossas "depressões" e o Dia Mundial da Saúde Mental http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/10/os-nossos-caes-descoloridos-nossas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário