sábado, 10 de agosto de 2013

AUTISMOS/INOVAÇÕES - Uma jaqueta é criada para aliviar a ansiedade do abraço de autistas

T-JACKET: Jaqueta simula abraço para reduzir ansiedade de Crianças Autistas

T.Jacket


(imagem - foto colorida de divulgação da Jaqueta de cor clara listrada de azul, com setas indicativas dos locais onde uma bolsa inflável amarela e interna ajuda a aliviar a tensão e ansiedade de crianças com autismos, à direita a imagem de um tablet com personagens animados sobre a jaqueta, através do qual se pode fazer o acionamento e controle do estado de ansiedade da criança)

A T-Ware, uma empresa de Cingapura, desenvolveu uma jaqueta tecnológica capaz de simular um abraço e ajudar a reduzir a ansiedade em crianças autistas, a T.Jacket. O objetivo por trás da jaqueta é suprir a necessidade de contato físico das crianças com autismo mesmo quando estão longe de seus pais, reduzindo assim reações nervosas e de ansiedade. As informações são do Ubergizmo.

A jaqueta é controlada remotamente pelos pais da criança através de um aplicativo exclusivo para smartphones e tablets. A T.Jacket é capaz de detectar sinais de agitação na criança e indica o momento em que ela precisa ser "abraçada", além da intensidade desse abraço. Ao ser acionada, pequenos balões de ar localizados na parte interna da jaqueta se inflam para simular o abraço.

Além de proporcionar o contato físico, a jaqueta também poderá diminuir os transtornos de aprendizagem. Crianças com autismo podem não reagir muito bem a novos ambientes, pessoas, sons altos e mudanças em sua rotina, o que compromete seriamente sua aprendizagem e desenvolvimento. 

James Teh, criador da jaqueta tecnológica, acredita que a peça possa ser usada também por adultos que necessitem de contato físico para tratamentos terapêuticos. A T.Jacket já está disponível no mercado por US$ 499 (R$ 1.151). Confira no LINK abaixo um vídeo demonstrativo da jaqueta:

FONTE http://canaltech.com.br/noticia/comportamento/TJacket-jaqueta-simula-abraco-para-reduzir-ansiedade-de-criancas-autistas/#ixzz2bbVfsjQW 

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

LEIA MAIS SOBRE O TEMA AUTISMO NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

AUTISMO – TODOS PODEMOS SER/NOS TORNAR UM POUCO AZUIS? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2013/04/autismo-todos-podemos-sernos-tornar-um.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário