terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

QUEIMADURAS/NOVOS TRATAMENTOS - Uma "arma de células tronco'' revoluciona recuperação das vítimas

Spray de células-tronco ajuda a curar vítimas de queimaduras

Processo leva apenas uma hora e meia e pele é recuperada em questão de dias

Spray de células-tronco ajuda a curar vítimas de queimaduras
(imagem - o desenho esquemático do processo de cuidado e tratamento, em inglês tendo ao alto o título Skin Burn Disease Therapy, com um braço queimado desenhado logo abaixo, com uma seta que indica um desenho onde é tratado por um profissional de saúde com as células tronco, e de onde sai uma seta para um braço abaixo já recuperado das queimaduras - foto de divulgação da matéria - sobre o  Cultivo, aplicação e recuperação: as três fases do tratamento. (Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

O processo de recuperação de vítimas de queimadura costuma ser demorado e complicado, mas um equipamento em fase de protótipo promete revolucionar o tratamento. A novidade veio do Instituto de Medicina Regenerativa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e consiste em uma "arma de células".

O método funciona em três passos. O primeiro é cultivar uma mistura que inclui células-tronco de outros pontos da pele do próprio paciente. Em seguida, utilizando uma "pistola" em forma de spray, o médico responsável aplica o material diluído em água no local do ferimento. Na superfície, capilares artificiais recebem uma solução nutricional para acelerar a recuperação, que leva apenas alguns dias.

Os dois primeiros passos levam apenas 90 minutos para serem realizados e a pele pode ser recuperada em questão de cinco ou seis dias – um alívio para os pacientes, que sentem uma dor incontrolável, e para os médicos, que perdem muitas vítimas de queimaduras por conta de infecções, já que o tratamento convencional pode levar até semanas.

Depois de passar por testes durante os últimos três anos, a "arma" já começou a ser usada em voluntários de verdade. Um policial norte-americano que teve parte do rosto e um dos braços queimados foi um dos candidatos mais bem-sucedidos. Em quatro dias de tratamento, a pele já estava "seca" e sem a necessidade de curativos. A recuperação total e o retorno do local da aplicação ao pigmento normal da pele são processos que podem levar meses, mas que valem a espera.


FONTE -
 http://www.tecmundo.com.br/medicina/50187-spray-de-celulas-tronco-ajuda-a-curar-vitimas-de-queimaduras.htm#ixzz2t2pBumit
Leia também no meu blog INFOATIVO.DEFNET - in memoriam das vítimas da Boate Kiss - 

HOLOCAUSTO À BRASILEIRA – tudo pela Segurança ou retorno da “eliminação” pelo confinamento... http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2013/01/holocausto-brasileira-tudo-pela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário