segunda-feira, 26 de maio de 2014

CEGOS/TECNOLOGIA ASSISTIVA - Nova tecnologia espanhola ligada ao Google Grass ajudará deficientes visuais

Google Glass como aliado para deficientes visuais

Iniciativa da Universidade de Alicante poderá transformar o Google Glass é um novo aliado para os deficientes visuais.
1x1.trans Google Glass como aliado para deficientes visuais
(imagem - foto colorida de uma pessoa com o Google Glass acoplado diante de seu olho, com a câmera 3D, que fazem parte de um protótipo do aplicativo que utiliza as câmeras duplas do LG Optimus 3D Max. fotografia da matéria)

É sempre bacana conhecer novos projetos que envolvem tecnologia e acessibilidade, depois do lançamento do primeiro celular em braile que noticiamos aqui no ZUTI, surge mais uma iniciativa bem interessante pensado para os deficientes visuais.
Foi recentemente patenteada uma nova tecnologia para ajudar que os deficientes visuais possam detectar os obstáculos à frente deles, através de avisos de som e vibração, em um projeto que surgiu na Espanha. Este software foi desenvolvido pela Universidade de Alicante e está pronto para chegar para o Google Glass brevemente.
A vibração, bem como o som é o que o aplicativo utiliza a fim de alertar os usuários sobre os obstáculos. Esta tecnologia foi demonstrada através de um telefone, equipado com uma câmera 3D; o LG Optimus 3D Max para ser exato. De acordo com a Live Science, o app foi testado com sucesso em nove participantes deficientes visuais, que usavam o dispositivo em torno de seus pescoços.
Em termos de como funciona,  a câmera 3D apresenta duas lentes diferentes, uma entre elas é usada para a detecção de profundidade. Isso significa que ela pode calcular a distância entre o sujeito e um objeto específico na frente deles.
Desta forma, sempre que a câmera vê algo que é cerca de seis metros de distância, o telefone vibra ou emite um som de alerta. E se a pessoa continua se movendo para mais perto deste objeto, os sinais são intensificados, ajudando-os a mudar a direção facilmente.
Desde que foi demonstrado apenas em um telefone 3D, ainda será um longo caminho até a app se popularizar. Mas esse processo foi acelerado graças a Fundação Vodafone Espanha, que tinha oferecido os desenvolvedores um enorme subsídio para continuar sua pesquisa.
Para trazê-lo para o Google Glass para usuários deficientes visuais, algumas grandes modificações serão necessárias principalmente porque não há nenhuma configuração de câmera dupla neste dispositivo. Os fabricantes do app esperam poder lança-lo já em 2015
FONTE -http://www.zuti.com.br/google-glass-como-aliado-para-deficientes-visuais/

Um comentário: