terça-feira, 5 de agosto de 2014

ACESSIBILIDADE/INTERNET - Abertas inscrições para Prêmio de Acessibilidade na Web

W3C Brasil abre inscrições para o Prêmio de Acessibilidade na Web

Terceira edição do prêmio Todos@Web reconhece iniciativas que favorecem a quebra de barreiras de acesso à web por pessoas com deficiência
(imagem - uma representação da matéria com o símbolo universal de pessoas com deficiência física em azul, ao centro, com um círculo ao redor onde são combinadas as cores vermelho, verde, rosa, azul claro, azul escuro, amarelo, formando uma ''estrela'' de sete pontas)
Se você promove um trabalho de fomento e incentivo à acessibilidade na web no Brasil, ou fez um website que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu uma aplicação que torna possível pessoas com deficiência navegarem na web, inscreva-se na 3ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web.
Promovido pelo escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C), instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o prêmio busca conscientizar desenvolvedores e reconhecer ações que visam dar acesso de pessoas com deficiências à web.
O Brasil possui hoje mais de 40 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o censo do IBGE de 2010. Elas potencialmente enfrentam dificuldades para navegar em sites web, uma vez que a maioria deles não leva em conta potenciais dificuldades de acesso da parte do usuário e, por conta disso, reforçam a exclusão digital.
"O objetivo do prêmio é fomentar e conscientizar sobre a importância da acessibilidade na web e o desenvolvimento de sites que não criam barreiras para pessoas com deficiências temporárias ou permanentes", ressalta Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil.
As inscrições ao prêmio são  gratuitas e estão abertas até o dia 30 de setembro através do site: http://premio.w3c.br/inscricoes/.
Um grupo formado por especialistas em acessibilidade, usabilidade, desenvolvimento web, representantes de instituições de auxílio a pessoas com deficiência, representantes de governos Federal, Estadual e Municipal e pessoas com deficiência avaliarão todas as inscrições válidas antes de selecionar os finalistas. Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão notificados pelos jurados para que possam promover eventuais melhorias em seus projetos.
Na cerimônia de premiação, prevista para o dia 4 de dezembro em São Paulo – na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência –, os finalistas apresentarão os trabalhos para os jurados, que escolherão os vencedores.
Qualquer brasileiro com mais de 18 anos de idade, residente no Brasil, com situação regular e que possua projetos digitais voltados para a acessibilidade na web podem se inscrever. Os detalhes sobre a premiação e os critérios de seleção estão disponíveis no regulamento:http://premio.w3c.br/regulamento/.
fonte 0http://idgnow.com.br/internet/2014/08/04/w3c-brasil-abre-inscricoes-para-o-premio-de-acessibilidade-na-web/

Nenhum comentário:

Postar um comentário