sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

AUTISMOS/PESQUISAS - Cientista português participa de criação de vacina para bactéria intestinal de autistas

Vacina que ajuda crianças autistas foi desenvolvida por um português

Português ajuda a criar vacina para crianças autistas
(imagem - foto de uma seringa descartável com uma gota saindo pela agulha, sobre fundo azul)

Há um português envolvido na primeira vacina contra uma bactéria intestinal associada ao autismo. Mais de 90 por cento das crianças autistas sofrem de problemas gastrointestinais crônicos e a nova vacina, criada por Mário Monteiro, poderá melhorar a qualidade de vida dessas crianças.

Uma nova vacina para travar a propagação de uma bactéria intestinal, a primeira de sempre a ser desenvolvida a pensar nas crianças com autismo, tem a marca de um português: Mário Monteiro.
O professor de Química da Universidade de Guelph, no Canadá, desenvolveu com Brittany Pequegnat, uma estudante de mestrado, uma vacina que ataca a 'Clostridium bolteae’, uma bactéria produzida no intestino e que aparece em maior concentração nas crianças autistas.
“Esta é a primeira vacina destinada a controlar a obstipação e a diarreia potencialmente causadas pela bactéria C. Bolteae e, quem sabe, sintomas do autismo que estão relacionados com este micróbio”, salientou o investigador português, num comunicado distribuído pela universidade.
A 'Clostridium bolteae’ está associada a vários distúrbios gastrointestinais, os quais afetam mais de 90 por cento das crianças com autismo.
De momento, a única terapêutica passa pelos antibióticos, pelo que a nova vacina abre um campo completamente novo.
Mário Monteiro, que já em 2013 divulgara os trabalhos sobre a vacina na Vaccine, alertou que ainda são necessários vários ensaios e estudos para apurar todos os efeitos da nova terapêutica, pelo que pode passar uma década antes que a vacina seja comercializada.
Isto porque os resultados, muitos prometedores, foram alcançados em ensaios com coelhos, que produziram mais anticorpos contra a bactéria após a administração da vacina.
“Este é um primeiro passo muito significativo na construção de uma vacina com múltiplas valências destinada a combater várias bactérias intestinais associadas ao autismo”, realçou o investigador, acrescentando que os anticorpos adicionais poderão ser utilizados para detetar a bactéria em contexto médico.
FONTE - http://www.ptjornal.com/saude/2015/01/16/vacina-que-ajuda-criancas-autistas-foi-desenvolvida-por-um-portugues.html
LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

O AUTISMO NÃO É APENAS UMA DOENÇA http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/06/o-autismo-nao-e-apenas-uma-doenca.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário